Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

e o inglês?!

penso isso todo dia: "e o meu inglês?" e acho que não sou a única que sofre com esse pensamento né?
sempre, sempre vemos as meninas nos grupos perguntando sobre o nível de inglês de quem foi, como está o inglês de quem está lá e tudo mais.



então vamos por partes. não lembro exatamente quando comecei a me interessar pelo inglês, mas em 2011 fiz um curso que a UEL oferece, são os alunos de Letras que ensinam, e na época era o que eu podia pagar (você paga pelo semestre - naquela época era coisa de 100 dilmas) e eu frequentava o curso duas noites por semana.
é bem legal, além de inglês eles oferecem alemão, espanhol, italiano..
fiz só o primeiro semestre, coisa bem básica mesmo, e em agosto comecei um curso de 18 meses porque ganhei uma bolsa (não de 100% mas já ajudou na hora de pagar). era perfeito pra mim, porque como eu estudo em tempo integral, eu tinha a flexibilidade de agendar a minha aula conforme a minha disponibilidade.

depois de um tempo fazendo o curso, eu já estava no segundo livro, entrou um professor novo, canadense, e eu comecei a fazer aula com ele sempre. sempre que ia agendar minha aula, pedia pra ser com ele e geralmente nunca tinha ninguem fazendo aula comigo, então era praticamente uma aula particular com um professor estrangeiro. isso me ajudou muito. ele não falava português (só algumas coisas no começo - depois foi aprendendo, mas nunca falava durante as aulas), então eu tinha que praticar o meu speaking, coisa que muitas vezes não acontece quando fazemos aula com um professor brasileiro, se você não sabe mesmo como falar, acaba soltando em português e com ele eu tinha que me virar.
é muito legal, porque você já tem uma ideia de como é em outro país, antes mesmo de sair daqui. e além do speaking, ele melhorou muito meu listening, eu entendia bem o que ele falava, então as vezes ele começava a falar sem parar (já eramos íntimos hahaha) sobre assuntos diversos, não ficava só preso na apostila e eu tinha que acompanhar o raciocínio dele. mas infelizmente ele teve que ir embora do Brasil. sdds Sebastian :/

depois que ele saiu, me apeguei a outro professor que também era muito bom. mas no fim acabei nem terminando o curso, porque perdi alguns meses enquanto estava de férias e eu teria que pagar a mais pra terminar. como eu tinha terminado os 3 livros e só faltava a parte prática (e eu não via muita vantagem nas aulas práticas) resolvi deixar pra lá e estudar por conta.

mas e agora, como eu me viro?
1. séries (sou viciada, demais) - sempre tento só ouvir e entender, presto bastante atenção em como eles falam, nas frases que eles formam, tudo.
2. músicas - melhor que isso pra praticar meu speaking era só o Sebastian :( também melhoro o listening, reading and writing. um combo. porque tenho um caderno onde escrevo as músicas da semana (aliás, só postei uma aqui né?) que eu treino até aprender tudo. vi essa dica no Inglês na Ponta da Língua, muito boa.
3. sites - sempre to procurando sites novos pra estudar inglês (apesar de não ter uma disciplina pra estudar ainda), mas adoro ver as dicas do Inglês na Ponta da Língua, recomendo.

basicamente assim que vou levando o meu inglês, além de conversar sozinha em inglês, porque eu sou dessas, loucas.

e adianta tudo isso? com certeza. como já disse no post sobre o SLEP test, fui fazer a prova pensando que ia ser super difícil, pelo tanto de questões, cheguei a pensar em fazer em 2 dias e quando comecei a fazer, achei simples e consegui me sair muito bem, quase gabaritei a prova e saí com 64 pontos de 65.

não pense que essas coisinhas "bobas" que fazemos pra estudar não servem de nada, muito pelo contrário, você não precisa estudar 10 anos pra ter um bom inglês, só precisa de dedicar o máximo com as oportunidades que aparecem! ;) então não desanima não, que se você quer, vai conseguir! e tamo junto nessa busca.


ttyl :*
B.

4 comentários:

  1. essas aulas com profº canadende te ajudaram muito!!! boa sorte na jornada de au pair!! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ajudaram muito com certeza! depois tive um professor libanês que cresceu na Inglaterra, mas não me identifiquei muito com o jeito de ensinar, e mesmo assim me ajudou tambem. obrigada! beijos

      Excluir
  2. Oiie!
    Vi seu blog no grupo das au pais de 2014 :)
    Muito legais essas dicas de ingles. Como esta seu processo? Com que agencia voce esta?
    Tambem sou futura au pair. Estou te seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi :) então, atualmente estou sem agência, fiquei com birra da CI depois que tive um problema com uma promoção do site (falo mais sobre no proximo post) e resolvi ficar por conta propria por enquanto. mas tenho algumas novidades na verdade.
      e o seu processo, como esta?
      obrigada por seguir! beijos

      Excluir